30 Junho, 2023
Desenvolvimento e Impressão de Estruturas Estocásticas para Implantes Porosos através do uso de Fabrico Adito: Processos DLP e SLM
Autores: Rui Rodrigues (Mestrado em Design Industrial e de Produto, Universidade do Porto), José N. Machado (INEGI), Pedro Lopes (INEGI), Luís Oliveira (INEGI) e Jorge Lino Alves (Mestrado em Design Industrial e de Produto, Universidade do Porto/INEGI)
TecnoMetal nº 261 - abril/maio/junho 2023
RESUMO
O design generativo é um método de design colaborativo entre humanos e computadores que produz múltiplas soluções para um mesmo problema. As estruturas celulares são desenvolvidas com este método com o objetivo de, por exemplo, reduzir a massa, tentando manter as restantes propriedades mecânicas. Este trabalho surgiu do objetivo de desenvolver estruturas celulares para implantes porosos biodegradáveis que promovam o processo de cura de tecido ósseo. Foram estudadas, desenvolvidas e impressas estruturas do tipo estocástico Voronoi, tendo-se utilizado amostras com 500, 1000, 2000, 3000, 4000 e 5000 pontos, mantendo uma espessura constante de 0,4 mm. As amostras foram produzidas numa impressora 3D DLP, que utiliza um Processamento Digital por Luz, e foram analisadas em relação à capacidade de impressão, massa e rigidez. Observou-se que as amostras de 500 pontos, fornecem uma redução de 94% e de 99,7% respetivamente em relação à massa e ao Módulo de Young, enquanto as de 5000 pontos, proporcionam uma redução de 61% e de 96%. Atualmente tem-se impresso amostras das estruturas e também de implantes porosos em aço inoxidável 316L.
[LER MAIS]