» Inovação & Design
  • Integração de sistema de visão em equipamento para aplicação autónoma de colas para o setor de calçado.

28 Abril, 2021


Integração de sistema de visão em equipamento para aplicação autónoma de colas para o setor de calçado.


Integração de sistema de visão em equipamento para aplicação autónoma de colas para o setor de calçado.
AUTORES: ANA PEREIRA - INEGI; PHILIPPE PEREIRA – INEGI; RICARDO LARANJEIRA/ MIGUEL CARNEIRO - TECMACAL

TecnoMetal nº 253 - abril/maio/junho de 2021

Enquadramento
A indústria do calçado tem apresentado excelentes indicadores de desempenho posicionando-se como uma das indústrias mais inovadoras e dinâmicas no panorama nacional e com marcada vertente de internacionalização. O setor do calçado, constituído por 1 526 empresas, exportou em 2017 aproximadamente 95% da sua produção, perto de dois mil milhões de euros, cerca de 81 milhões de pares de sapatos. Um novo máximo histórico que faz esta indústria afirmar-se como uma das que mais contribui para a balança comercial nacional, e está a crescer há sete anos consecutivos, segundo dados estatísticos de 2018 da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos) [1].

Resumo
O objetivo fundamental é desenvolver um novo bem de equipamento para a indústria do calçado, de deposição de cola em palmilhas, em que a abordagem inovadora assenta na integração de um sistema de visão, que favorece uma produção mais eficaz, económica e rápida.

O presente desenvolvimento surge no contexto de um projeto de investigação de conceção de um novo produto, que é um equipamento para a indústria do calçado. Trata-se de um equipamento de deposição de cola em palmilhas, em que a abordagem inovadora favorece uma produção mais eficaz, económica e rápida devido à utilização diferentes vetores tecnológicos de última geração: como sistemas mecatrónicos inovadores, com integração de sistemas de eixos heterogéneos e sistemas de aquisição e processamento de imagem para posterior controlo de posicionamento dos mesmos e sistemas para deposição das colas com estratégias de deposição avançadas. Esta abordagem disruptiva tem por base a flexibilidade de projeto inerente às tecnologias combinadas, de aquisição de imagem artificial, aspersão de adesivos hotmelt, controlo avançado dos eixos de movimentação do sistema de deposição.

O trabalho de I&D associado tem como ações principais o desenvolvimento de um ecossistema que integre estas tecnologias, com um controlo adaptativo, com base no sistema de visão, em tempo real do sistema de eixos e do sistema de doseamento e aspersão de cola. Com o desenvolvimento deste trabalho, prevê-se uma redução da quantidade de cola aplicada, quer devido à possibilidade de controlo e de ajuste de precisão da tecnologia de deposição, quer através da implementação de estratégias de deposição de cola de largura e espessura variáveis ou pontos de diferente diâmetro, depositados com um único aspersor usando diferentes padrões de preenchimento. Consequentemente estes desenvolvimentos, também se traduzem na redução do impacto ambiental do processo de deposição de cola, face aos atuais processos semiautomáticos, que utilizam a cola fornecida por dois rolos dessa matéria-prima. [LER MAIS]