» Inovação & Design
  • Desenvolvimento de uma cápsula para embalagem de bebidas espirituosas

21 Setembro, 2021


Desenvolvimento de uma cápsula para embalagem de bebidas espirituosas


Desenvolvimento de uma cápsula para embalagem de bebidas espirituosas
Autores: João Santos da Costa1, Sarah Pontes2, Jeremy Aston1, José António Simões1,Escola Superior de Artes e Design e ESAD-IDEA – Associação para a Promoção do Design e Artes, 2Amorim Top Series S.A.

TecnoMetal nº 255 - Outubro/Novembro/Dezembro de 2021


Resumo
Neste artigo apresenta-se o processo de design de produto referente ao desenvolvimento de uma cápsula para embalagem de bebidas espirituosas. Nesse âmbito, foi desenvolvido um vedante capsulado com iluminação de uma medalha decorativa colocada na parte superior do mesmo. Quando a cápsula é acionada, a medalha ilumina-se, revelando a inscrição gravada no seu interior. A cápsula em formato capô funciona também como gargantilha com uma decoração alusiva ao Ano Novo Lunar para o mercado chinês e comunidades asiáticas espalhadas pelo Mundo. O projeto foi desenvolvido no âmbito de um estágio curricular realizado pelo primeiro autor na empresa Amorim Top Series S. A.

1. Introdução
O negócio das bebidas espirituosas é altamente dinâmico com o surgimentos de novos mercados. Em função das mudanças culturais e diferenças entre gerações de consumidores, existe a necessidade de criar novos sabores, novas abordagens visuais e experiências distintivas para o consumo de bebidas espirituosas. A crescente segmentação e a necessidade de diferenciar os produtos servem de impulso a um modelo de inovação veloz, que se torna cada vez mais predominante e disseminado nesta área específica de negócio. Com o objetivo de atrair o interesse do consumidor, há cada vez mais a tendência ao apelo sensorial e à interação com a cápsula e embalagem como parte integrante da experiência.

O vedante comum para líquidos é normalmente uma rolha (cortiça ou outros materiais) ligada a uma cápsula. A cápsula facilita a reutilização da rolha nas garrafas de bebidas espirituosas e vinhos licorosos, que poderão ser consumidas durante um período mais alargado do que outras bebidas de teor alcoólico mais baixo. Sendo que neste cenário, a interação do consumidor com a garrafa se prolonga, o caráter estético do vedante ganha também contornos de maior importância, que não existe numa cápsula comum.  [LER MAIS]