Mafalda Gramaxo participou na sessão de encerramento na MINDTECH INTERNATIONAL CONFERENCE
No passado dia 16 de setembro realizou-se a MINDTECH International Conference enquadrada na realização da MINDTECH 2021.
Esta conferência, realizada no último dia da feira, permitiu fechar com chave de ouro a segunda edição da MINDTECH.
Foram diversas as personalidades que marcaram presença nesta sessão de encerramento, com grande destaque para nomes da política e do mundo empresarial, destacando aliás a importância da presença nacional neste que é um grande certame internacional dedicado à indústria metalúrgica e metalomecânica e à tecnologia.
Na abertura desta sessão de encerramento destacaram-se as presenças de Justo Sierra, Presidente da MINDTECH, Abel Caballero,
Presidente da Câmara de Vigo, Nadia Calviño, Ministra dos Assuntos Económicos e Transformação Digital de Espanha e Alberto Núñes Feijoo, Presidente do Governo Regional da Galiza.
Ao longo da sessão foram várias as intervenções de muito interesse para a indústria metalúrgica e metalomecânico, e para as relações entre Portugal e Espanha, como por exemplo apresentações centradas na regulamentação económica, digitalização e legislação industrial e ambiental, entre tantos outros.
A Diretora-Geral da AIMMAP, Mafalda Gramaxo, integrou a mesa de encerramento desta sessão juntamente com Rebeca Acebrón, Vice-Presidente da MINDTECH, António Cunha, Presidente da CCDR-Norte e Carme Artigas, Secretária de Estado para a Digitalização e Inteligência Artificial em Espanha.
Mafalda Gramaxo destacou o caminho consolidado que a MINDTECH tem vindo a fazer desde a sua primeira edição em 2019. Na verdade, este ano, e mesmo ainda sob os efeitos da pandemia e de algumas medidas que condicionam o normal funcionamento da economia, a presença das empresas nacionais registou um crescimento face a 2019. Conforme destacou “este facto é bem revelador da importância deste certame para as empresas do METAL PORTUGAL”.
A Diretora-Geral da AIMMAP destacou ainda a importância desta feira realizada numa região que é um mercado natural para a indústria nacional, particularmente a do norte do país, sublinhando a relevância do setor metalúrgico e metalomecânico para a economia ibérica, um setor que tem sabido crescer, inovar e tornar-se cada vez mais tecnológico. Todo este contexto faz com que seja absolutamente prioritário que haja cada vez mais uma maior e mais forte interligação entre as duas regiões: o norte de Portugal e o norte de Espanha.
São muitos os desafios que estas duas economias enfrentam, quer ao nível da transição digital, economia circular, recuperação económica, entre tantos outros. São duas economias com muitos denominadores comuns, e para as quais a união de esforços faz todo o sentido e pode fazer toda a diferença quando estão em cima da mesa assuntos como o conjunto de medidas denominado “Fit for 55”.
Finalmente, Mafalda Gramaxo afirmou que para a AIMMAP e para as empresas do METAL PORTUGAL não restam quaisquer dúvidas de que a MINDTECH é uma aposta com continuidade, e um certame internacional que ganhará nos próximos anos uma grande dimensão e cada vez maior projeção internacional.