» Inovação & Design
  • Processos de decisão em design de iluminação

30 Março, 2023


Processos de decisão em design de iluminação


Autor: Rui Canela Lopes (ESAD / ESAD.IDEA - Investigação em Design e Arte)
TecnoMetal nº 260 - janeiro/fevereiro/março 2022



“Technology and aesthetics, the quantifiable and the emotionally tangible, should no longer be treated as separate matters, but be united in dynamic lighting concepts to form lighting scenarios that try specifically to enhance the atmosphere of a space and augment the users’ physical and psychological wellbeing.” Jolante Kugler

Resumo
Este artigo apresenta e desenvolve três casos de estudo de design de iluminação produzidos no âmbito académico da ESAD de forma sequencial e complementar, analisando os respetivos processos de decisão e estruturando de forma sistemática os aspetos técnicos, compositivos e metodológicos.

Introdução
Pretende o artigo explorar e sistematizar a complexidade dos processos de decisão de design de iluminação, através de três situações de projeto de iluminação elaboradas no âmbito da produção da ESAD – Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos.

Os três casos de estudo têm em comum a extrema brevidade no prazo disponível para o projeto de iluminação, que oscilou entre dois e quatro dias e o reduzido orçamento, condensando o normal processo de análise, exploração de solução, teste e instalação, que tornaram pertinente sob aspetos técnicos, científicos, metodológicos e pedagógicos a reflexão sobre o processo de decisão.

Os três projetos foram desenvolvidos na ESAD durante a docência da Unidade Curricular de Luminotecnia englobando um projeto expositivo e duas situações de projetos desenvolvidos por estudantes da licenciatura e mestrado em design de interiores da ESAD.

Espaço expositivo - Galeria Quadra – “As saias da Maria”
O primeiro caso de estudo, o objetivo consistiu em conceber um projeto de iluminação, na Galeria Quadra, espaço expositivo da Câmara Municipal de Matosinhos e gestão de curadoria da responsabilidade da ESAD, referente a uma exposição da designer de moda Maria Gambina. Para a exposição, intitulada “As saias da Maria” foi proposta a alteração do espaço da galeria, dinamizando-a através de iluminação performativa criando um ambiente diferenciado, colorido e dinâmico (ESAD, 2023a). O projeto expositivo foi concebido pela Arquiteta Desirée Pedro, docente da ESAD.

A galeria de espaço expositivo é composto por dois pisos com duplo pé direito, tendo-se suspendido as saias no vão central através de cabos (figura 1). No que se refere à análise de iluminação, a galeria possui uma iluminação periférica de lâmpadas de mercúrio de baixa pressão, de luz branca de 5000K, de diâmetro T5 e uplights de halógeno de baixa intensidade com 5000K no vão central. O piso superior possui T5 em linhas paralelas de 5000k O ambiente lumínico é descaracterizado. (LER MAIS)