» Gestão & Tecnologia
  • A simplicidade e eficácia dos 5S

A simplicidade e eficácia dos 5S


A simplicidade e eficácia dos '5S'
Autor: Filipe Barbosa (Actio Lean Consulting)

Tecnometal nº 255/2 - Outubro/Novembro/Dezembro de 2021

Resumo
Neste artigo apresentamos um dos métodos de melhoria à disposição das organizações que já iniciaram ou vão iniciar a jornada Lean. Trata-se do método dos “5S” que, pela sua simplicidade e eficácia, deveria ter um papel de destaque no plano de trabalho da dita jornada. No entanto, por vários motivos sobre os quais aqui refletimos, nem sempre isso acontece.

Introdução
Uma das características de um processo de melhoria maduro e bem organizado é a existência de um roadmap de atividades de melhoria a curto/ médio prazo, tipicamente para um período de um ano. Este roadmap resulta normalmente de uma atividade de planeamento estratégico, em que a direção da empresa define objetivos concretos a alcançar no ano seguinte, definindo também quais as iniciativas de melhoria a colocar em prática, assim como o calendário de execução. O roadmap inclui habitualmente iniciativas como:

• Melhorar a produtividade no sector A
• Reduzir o nível de defeitos no sector B
• Aumentar o OEE da máquina C

Para alcançar cada um dos objetivos existe um método específico, demonstrado e provado, que se inclui na toolbox dos praticantes do Lean. Alguns exemplos destes métodos são: Criação de Fluxo, 8D, Pull FLow, SMED.

Pois bem, o método “5S” é aquele que permite colocar em prática iniciativas de melhoria do tipo: Melhorar a organização do sector X. [LER MAIS]