» Notícias
  • AIMMAP volta a apostar em presença na feira sueca ELMIA Subcontractor

AIMMAP volta a apostar em presença na feira sueca ELMIA Subcontractor


A mais importante feira de subcontratação no norte da Europa”. É assim que Rafael Campos Pereira, Vice-Presidente Executivo da AIMMAP, define a “ELMIA Subcontractor”, certame industrial sueco no qual esta Associação participou com uma comitiva de 13 empresas associadas.
 
A edição de 2021, que decorreu uma vez mais na cidade sueca de Jönköping, de 9 a 12 de novembro, teve como objetivo, contribuir para o aumento substancial das exportações do METAL PORTUGAL para estes importantíssimos mercados de elevado valor acrescentado. “E esta feira seguramente contribuirá para o sucesso das nossas exportações”, disse Rafael Campos Pereira.
 
De facto, desde que a AIMMAP promove a ELMIA, em 2013, as exportações do setor para aquele mercado mais do que duplicaram. O sucesso da participação do METAL PORTUGAL nas várias edições da “ELMIA Subcontractor” fica anualmente bem legível no valor das exportações do setor não só para a Suécia como para os restantes mercados nórdicos, valor este que cresce de ano para ano.
 
Com efeito, e no caso concreto da Suécia, verifica-se que, sendo este há 13 anos um mercado sem qualquer expressão para o setor, tem vindo a transformar-se num destino já com alguma substância, registando crescimentos anuais sucessivos e cada vez mais significativos. Se em 2012 as exportações do setor metalúrgico e metalomecânico para a Suécia foram de cerca de 78,5 milhões de euros, em 2019 ascenderam a 181 milhões. No ano passado, marcado terrivelmente pela pandemia e os seus efeitos, aquela cifra ultrapassou pela primeira vez os 200 milhões de euros.

No final de mais uma participação coletiva do METAL PORTUGAL, as empresas participantes fizeram um balanço muito positivo em termos de feedback recebido e oportunidades de negócio criadas, manifestando igualmente uma grande satisfação pela forma com que a AIMMAP apoiou os expositores nacionais em todas as questões relacionadas com a sua participação na feira, desde as matérias relacionadas com o financiamento dos custos inerentes à referida participação até à marcação de voos e hotéis, passando pela conceção e montagem dos stands e pelos mais ínfimos detalhes de logística.
 
As excelentes oportunidades de negócio associadas ao mercado nórdico, a experiência acumulada neste mercado, bem como os excelentes resultados adquiridos pelo METAL PORTUGAL, são fundamento mais do que suficiente para que a AIMMAP continue a promover a Participação Coletiva na “ELMIA Subcontractor”, bem como noutras ações de interesse no mercado escandinavo.
 
Nesta edição de 2021, as empresas participantes foram as seguintes:
 
Cruz Martins & Wall, S.A.
F.A.L. - Fundição do Alto da Lixa, S.A.
Felino - Fundição e Construções Mecânicas, S.A.
Ferespe - Fundição de Ferro e Aço, Lda.
Fundínio - Fundição Injectada de Alumínio, S.A.
Fundiven - Fundição Venezuela, S.A.
Inaceinox - Indústria de Equipamentos Inoxidáveis, S.A.
Moura Moutinho & Morais, S.A.
Opexil - Exportação e Importação, Lda.
Promecel - Indústria de Componentes Eléctricos, Lda.
S. Roque- Máquinas e Tecnologias Laser, S.A.
Tecnoforja - Forjagem e Estampagem de Peças Técnicas, Lda.
TSF - Metalúrgica de Precisão, Lda.